Ensino Técnico Integrado ao Médio (Desenvolvimento de Sistemas)
Período: Integral
Duração: 3 anos
Coordenadora: Joseli Marise Benine
Contato: joseli.benine@etec.sp.gov.br
Local: Etec Tenente Aviador Gustavo Klug – Jd. Petrópolis – Pirassununga
Nesta modalidade de ensino, o aluno cursará o Ensino Médio estruturado em conjunto com a formação de Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, numa jornada de até 40 aulas semanais (até 8 aulas diárias), em cada uma das 3 séries. Ao final do curso, o aluno terá concluído o Ensino Médio e obterá, também, o diploma de Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, com validade nacional.
O TÉCNICO EM DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS é o profissional que analisa e projeta sistemas. Constrói, documenta, realiza testes e mantém sistemas de informação. Utiliza ambientes de desenvolvimento e linguagens de programação específica. Modela, implementa e mantém bancos de dados.
Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
O curso de TÉCNICO EM DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS proporciona aos estudantes conhecimentos e práticas que os levem a apropriarem-se de tecnologias numa condição de excelência, articulando conceitos e metodologias, estratégias e avanços técnico-mercadológicos adicionados a novos recursos humanos, a fim de corresponder, de maneira eficiente, a critérios, normas e sistemas específicos presentes nos segmentos desse setor. tem como objetivos capacitar o aluno para:
- aplicar os fundamentos da computação e da tecnologia de informação de forma a situar os conhecimentos adquiridos durante o curso em um contexto mais amplo;
- utilizar sistemas operacionais e softwares no apoio ao desenvolvimento de sistemas;
empregar fundamentos de redes de computadores e Internet aplicados ao desenvolvimento de sistemas; - utilizar lógica de programação e algoritmos na construção de software;
- utilizar ambientes de desenvolvimento para codificar e depurar programas;
- efetuar testes de qualidade de software e sistemas;
- analisar, projetar e documentar sistemas de informação que atendam aos requisitos do negócio;
- projetar, implementar e utilizar bancos de dados no desenvolvimento de sistemas;
- utilizar os fundamentos da segurança da informação de forma a permitir a identificação de ameaças e o comportamento preventivo;
- desenvolver ideias criativas e inovadoras na resolução de problemas
computacionais; - comunicar-se com eficiência na área profissional, com a utilização da terminologia técnica e/ ou científica e de acordo com os gêneros textuais e modelos convencionados (documentação e redação técnica).
Mercado de trabalho
Empresas e departamentos de desenvolvimento de sistemas em organizações governamentais e não governamentais, podendo também atuar como profissional autônomo.
Áreas de atuação:
– Projetos e desenvolvimento de softwares;
– Manutenção de sistemas de informação e websites;
– Tarefas de suporte técnico e treinamento ao usuário.
Vantagens:
– Ampla e crescente área de trabalho com boa remuneração;
– Setor carente de profissional qualificado;
– Negócio próprio;
– Vagas em pequenas, médias e grandes empresas;
– Consultoria técnica em empresas;
– Prestar concurso para EAGS – Estágio Adaptação à Graduação de Sargentos – Aeronáutica como especialista.